Oficina Mecânica em Arcos – MG

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Dicas Úteis de Mecânica:

ÓLEO Lubrificante líquido de fórmulas diferentes usado em motores, caixas de câmbio, dentre outros dispositivos. Os óleos derivados do petróleo por destilação ou refinamento têm base mineral; os ésteres são de base sintética. As características do óleo base são modificadas e melhoradas por meio do acréscimo de aditivos, como antiespumante, detergentes, antioxidantes, inibidores de corrosão, etc. A viscosidade, ou seja, a resistência ao escoamento, ou o atrito interno, é fundamental para indicar qual óleo deve ser empregado segundo uma escala da SAE. Os óleos monoviscosos, por exemplo, SAE 30, têm uma única viscosidade, que muda após uma variação de temperatura: aumenta consideravelmente no frio e diminui no calor. Já os óleos multiviscosos, que possuem elevado índice de viscosidade, se comportam no frio como um monoviscoso mais fluido, um SAE 15 W e no calor como um monoviscoso muito mais viscoso, um SAE 50. Nesse caso, as variações de viscosidade em função da temperatura são significativamente menores. Isso equivale a dizer que os multiviscosos escorrem muito bem no frio e ao mesmo tempo, conservam-se bastante viscosos no calor, portanto, suportam exigências elevadas. Por convenção, no caso de óleos muito fluidos emprega- -se um sistema de medida de viscosidade SAE diferente do aplicado aos óleos mais viscosos. Para os primeiros, o valor numérico vem seguido da letra “W” (winter, ou inverno em inglês), que indica que a medida foi feita em baixa temperatura. O nível qualitativo dos óleos vem indicado por uma sigla de duas letras precedida de API (American Petroleum Institute), ou ACEA (Association des Constructeurs Européens de L`automobile).

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